segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"A Cortina dos Dias" , um novo livro de Alfredo Cunha


Alfredo Cunha nasceu em 1953, em Celorico da Beira. Como fotojornalista começou no Notícias da Amadora, em 1971. Em 1972, foi colaborador de “O Século” e “O Século Ilustrado”, passando ainda pela Agência Noticiosa Portuguesa — ANOP, em 1977, Notícias de Portugal, em 1982 e Lusa em 1987. Foi fotógrafo oficial dos Presidentes da República António Ramalho Eanes (1976 e 1978) e Mário Soares (1985 a 1996).

Foi editor de fotografia no jornal Público entre 1989 e 1997, altura em que decidiu ingressar no Grupo Edipresse. Em 2000, tornou-se fotógrafo da revista "Focus". Em 2002, colaborou com Ana Sousa Dias no programa Por Outro Lado, da RTP2. Foi, entre 2003 e 2012, editor fotográfico do "Jornal de Notícias" e director de fotografia da agência Global Imagens. Actualmente, trabalha como freelancer e desenvolve vários projectos editoriais.

Alfredo Cunha, através da Porto Editora, publica agora o livro “A Cortina dos Dias”. São 40 anos de carreira, plasmados em mais de duzentas fotografias, a preto e branco retratando acontecimentos que mudaram Portugal e o mundo. São dele, algumas das imagens iconográficas da madrugada revolucionária do 25 de Abril.

"Estou cada vez mais ansioso por fotografar e agora cheguei a uma fase em que tenho de fotografar muito depressa, porque já tenho menos anos para fotografar do que aqueles que fotografei" diz, Alfredo Cunha

João Silva, fotógrafo do "New York Times", refere num dos prefácios do livro : "Alfredo Cunha é um mestre e a câmara, manipulada por ele, imortaliza a passagem do tempo enquanto imprime dignidade e poder aos sujeitos que vivem nas suas imagens. A fotografia de Alfredo celebra a resiliência do espírito humano contra a adversidade."

Pode ver aqui uma entrevista do fotógrafo à RTP e aqui pode adquirir o livro.

Sem comentários: