terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eugeni Forcano vence Prémio Nacional de Fotografia de Espanha

Pata que quer tocar a perna.Banyoles / Girona, 1966 © Eugeni Forcano
O Prémio Nacional de Fotografia 2012, dotado de 30.000 euros e concedido pelo Ministério de Cultura de Espanha foi para Eugeni Forcano i Andreu (Canet de Mar, Barcelona, 1926), pela "extraordinária qualidade do seu trabalho, pela perdurabilidade das suas imagens e pela sua capacidade de inovação e experimentação”.
Do júri, presidido pelo director-geral das Belas Artes e Bens Culturais, Jesús Prieto de Pedro, y fizeram ainda parte Rafael Sanz Lobato, premiado na anterior edição, a subdirectora-geral de Promoção de Belas Artes, Begoña Torres e Antonio Javier Sánchez Luengo, Juan Ramón Cirici, Lidija Sircelj, Publio López, Rosa Olivares, Isabel Tajahuerce e Isabel Quintana.

Forcan, de 85 anos, afirmou que se sentiu muito emocionado porque não o esperava em absoluto e ainda menos pela sua idade.

"Comecei a fazer fotos desde muito novo na povoação onde vivia, mas não sonhava com algo tão fascinante como ser fotógrafo, mas na época a revista 'Destino' fez um concurso, ganhei-o e Néstor Luján e Josep Plá chamaram-me para colaborar com a revista e mudei de vida porque entrei num mundo cultural e fabuloso", relembrou o artista.


Sem comentários: