quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fotos inéditas dos Beatles da autoria do americano Mike Mitchell, vão a leilão


© Mike Mitchell  

Mike Mitchell tinha 18 anos quando da primeira viagem dos Beatles aos Estados Unidos.

Foi-lhe dado acesso fotográfico à chegada da banda britânica aos EUA e ao primeiro concerto do quarteto de Liverpool no Coliseu de Washington, no dia 11 de Fevereiro de 1964. Depois de “queimar” 20 rolos – cerca de 600 fotografias - com a sua Brownie Hawkeye, Mike Mitchell guardou os rolos e nunca mais pensou neles.

Disse recentemente o fotógrafo: "Nessa altura não me dei conta que estava a viver um momento histórico; que estava a ver uma verdadeira invasão britânica. Eu só pensava em disparar, em aproveitar a luz ambiente, a única que eu tinha, e em exercitar a minha habilidade com retratos. Eu não era um fotógrafo de eventos. A minha câmara não tinha flash nem zoom, e o meu rolo era a preto e branco. Precisava safar-me”.

Só em 2008, quando a crise começou a apertar, é que o fotógrafo voltou a abrir a arca e redescobriu o tesouro. Nesse ano mostrou-os ao amigo Russ Lease, um dos maiores coleccionadores dos Beatles. "O Russ ficou extasiado, parecendo um menino bobo. Disse-me que eu tinha raridades, estimulou-me a limpar e a digitalizar tudo e a procurar a Christie’s para um leilão. Demorei mais de 500 horas para restaurar o que tinha, mas valeu a pena. As fotos são óptimas".

Hoje, a Christie's vai leiloar individualmente as 46 fotografias da colecção, intitulada "The Beatles Illuminated: The Discovered Works of Mike Mitchell", por preços que variam entre 500 e 6000 dólares.

Sem comentários: