sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Saldarriaga ganhou o Prémio de Jornalismo Rei de Espanha

Inocência no meio da coca
© Manuel Salvador Saldarriaga

O colombiano Manuel Salvador Saldarriaga, ganhou o Prémio de Jornalismo Rei de Espanha na categoria de Fotografia, dotado com 6.000 euros e uma escultura de bronze do artista espanhol Joaquín Vaquero Turcios.

Saldarriaga dedicou o prémio à sua mãe, falecida recentemente , e aos seus companheiros do jornal El Colombiano, da cidade de Medellín.

A fotografia que obteve o galardão: Inocência no meio da coca, é parte de um trabalho que fez em Puerto Asís, no sul da Colômbia.

O júri da XXVII edição deste prémio, que é concedido anualmente pela Agência Efe e pela Agência Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID), considerou que na imagem o menino «cobre o seu rosto com folhas de coca, mostrando e ocultando ao mesmo tempo as duass caras da realidade das zonas que sofrem com o narcotráfico, em contraste con as normas da imprensa do primeiro mundo, que obrigam a pixelar os rostos dos menores».

A imagem premiada foi publicada no diário El Colombiano de Medellín a 12 de Abril do ano passado.

O fotógrafo que já trabalhou para o El Mundo de Medellín, El Tiempo de Bogotá e El Colombiano, recebeu em 1991 o seu primeiro prémio, uma Menção de Honra no Primeiro Salão Colombiano de Reportagem Gráfica e em 2004 obteve o Prémio Nacional de Fotografia Simón Bolívar, o mais prestigiado da Colômbia.

Sem comentários: