segunda-feira, 29 de junho de 2009

Photografias de meu avô Jacinto


"A Praia Formosa, photografias de meu avô Jacinto A. Moniz de Bettencourt, Ilha da Madeira", é o título de um livro da artista plástica Lourdes Castro sobre as memórias da casa onde nasceu e foi criada, na Madeira, que "ao recorrer a fotografias de alguns familiares pretendeu, desta forma, criar um livro com uma visão intimista de uma realidade passada".

Numa evocação saudosa desse passado Lourdes Castro recorda no livro que, para ir ao banho na Praia Formosa, “ (...) descíamos do areão, desviávamo-nos das tabaibeiras, pelo caminho funcho bravo, goivos da rocha, aromas brancos. Atravessávamos as bananeiras já lá em baixo e estávamos na praia, tão vasta, tão larga. Formosa porque vazia! (...) Hoje, como um quarto atravancado de móveis, a Praia Formosa encheu-se de imóveis. Agradeço ao Avô ter deixado o seu olhar da beleza deste sítio. E grata ao céu e à terra eu ter começado a respirar aqui”.

O livro foi editado pela Assírio & Alvim, numa produção do Museu de Serralves.

Com o mesmo nome está patente uma exposição na galeria Porta33, no Funchal (Madeira) com ampliações de fotografias tiradas há cerca de um século na Madeira, pelo avô da artista.
Os negativos em vidro das fotografias do avô de Lourdes Castro - Jacinto A. Moniz de Bettencourt - foram preservadas em três caixas de madeira e permaneceram assim até 2006 , quando foram entregues ao Centro Português de Fotografia, no Porto, que as digitalizou.

Até 3 de Outubro.

Sem comentários: