quarta-feira, 1 de abril de 2009

Faleceu Helen Levitt

A group of children looking at bubbles, Nova Iorque 1945
© Helen Levitt

Esta é uma das célebres fotografias a preto e branco que Helen Levitt tirou em 1945: quatro raparigas caminham pelo passeio com o olhar fixo em cinco bolas de sabão que sobem no ar.

Levitt, uma fotógrafa chave na história da fotografia do século XX, teve como primeiros mestres duas lendas: o americano Walter Evans, que a iniciou no uso do laboratório, e o francés Henri Cartier-Bresson, que a influenciou na compra de sua primeira câmara, a eterna Leica de 35mm.

Foi essencialmente a "poeta-fotógrafa suprema das ruas e da gente de Nova Iorque", nas palavras de Adam Gopnik, da revista New Yorker, um dos poucos críticos a quem concedeu uma entrevista. Os bairros de Harlem, Yorkville e Lower East Side, eram os seus locais de eleição.

Em finais dos anos 40, deixou a fotografia - a que voltaria mais tarde - tentada pelo documentário depois de conhecer o realizador espanhol Luis Buñuel.

Tem publicados, "A Way of Seeing" (1965), "In the Street: Drawings and Messages 1938-1948"(1987), "Helen Levitt: Mexico City" (1997),"Crosstown", de 2001, e "Here and There", de 2003.

Faleceu em Nova Iorque a 29 de Março, com 95 anos.

Sem comentários: