quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Victor Palla com exposição na P4

Sem título, 1952
©Victor Palla

Victor Palla foi um fotógrafo interessado na vertente subjectiva e experimental. É essa faceta que a galeria P4 Photography agora apresenta em Lisboa, na exposição Platinum Age, até 24 de Março.

À venda por dez mil euros cada, cinco provas inéditas integram a exposição, todas impressas por Palla. Imagens de bailarinas e imagens de nus femininos combinados com formas geométricas de esculturas efémeras, em montagens que revelam "o trabalho artístico em estúdio" e a manipulação na câmara escura.

Platinum Age inclui também alguns retratos de amigos que integraram a série apresentada na Objectiva 86, na festa do Avante. E todas estas provas, vintage e únicas, contribuem para conhecer melhor o percurso de uma das personalidades que marcaram a arte portuguesa da segunda metade do século XX.

Victor Palla recebeu em 1999 o Prémio Nacional de Fotografia, prémio este que se destinava a distinguir a carreira de um fotógrafo cuja intervenção criativa fosse considerada relevante no panorama da fotografia portuguesa, tanto pelo seu carácter inovador, como por desencadear processos renovadores.

Escreveu Lígia Afonso: "...Victor Palla, protagonista de um dos mais importantes e versáteis percursos do século XX português, desapareceu, a 28 de Abril (de 2006), com 84 anos, sem que a dimensão da sua obra global tenha sido verdadeiramente entendida. A originalidade e o carácter inédito do seu percurso documenta uma sensibilidade profundamente plástica que reinventa, reinterpreta e cruza sucessivamente os diferentes media, sem determinação hierárquica, numa experimental vontade de contaminação e consequência".

Sem comentários: