terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pete Souza, o fotógrafo de Obama

Pete Souza, de descendência portuguesa, é o fotógrafo oficial da Casa Branca. Souza, de 54 anos, trabalhava para o "Chicago Tribune" e documentou o primeiro ano de Obama no Senado, bem como as suas viagens a sete países, um trabalho compilado no livro “The Rise of Barack Obama”, que integrou a lista de “best-sellers” do jornal "New York Times".
Pete Souza, 54 anos, adiantou que aceitou o cargo de fotógrafo oficial na condição de documentar a presidência de Obama "em nome da história".
Pete Souza regressa à Casa Branca, onde já esteve como fotógrafo oficial de Ronald Reagan. Neto de emigrantes açorianos, Pete Souza é fotojornalista freelance e professor assistente na Universidade de Ohio, contando no currículo com trabalhos publicados na National Geographic, Fortune e Newsweek.

Como fotojornalista esteve também, após o 11 de Setembro, entre os primeiros jornalistas que cobriram a queda de Cabul, no Afeganistão, onde chegou depois de ter cruzado as montanhas Hindu Kush a cavalo com quase um metro de neve.

É admirador de Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, David Halberstam e alimenta o desejo de um dia regressar aos Açores para poder registar em imagens a vida no arquipélago. "Em 1988, acompanhei o meu tio numa visita à ilha onde nasceram os meus avós. É um lugar maravilhoso. Espero regressar", contou à Lusa.

Natural de South Dartmouth, Massachussets, Pete Souza graduou-se com distinção em comunicação social na Universidade de Boston e obteve um mestrado em jornalismo e comunicação de massas na Universidade de Kansas.
Veja aqui o seu site

Sem comentários: